quinta-feira, 27 de agosto de 2009

A Saga dos atentados de 11 de setembro - 2º episódio : O Império paralizado.



Como vimos no último episódio, um pequeno grupo de troglodites, em grutas no Afganistão, planeou um complexo atentado contra a super-potência Americana. Como vão reagir os Estados unidos? Serão capaz de tomar as medidas adequadas?




Bushlândia.



O presidente dos Estados Unidos J.W.Bush nessa manhã estava do 11 de setembro de 2001, estava em visita numa escola primária. Antes de entrar, foi notificado que um avião tinha percutido uma das torres gémeas, mas não ligou.


Durante a leitura de uma história para crianças foi adevertido por um dos seguranças, como é visivel nos videos, que a outra torre tinha sido por sua vez atingida por um segundo avião.

Mas nada disso o fez demover da sua história. Parecia um acontecimente banal, quando o mundo estava em suspenso.

A América estava a ser atacada por uma serie de atentados mas para ele tudo não passava de um acontecimento sem grande relevo.



Saberia ele antecipadamente do que estava a acontecer?

Este afirmou mais tarde que tinha visto o impacto do primeiro avião na televisão, o que era impossível dado a imprevisibilidade do facto, só o segundo avião foi filmado.
Estaria ele ao corrente? É pouco provável, não passando ele de mais uma marionete, no jogo político americano.

Os presidentes não são mais do que uns fantoches no xadrez político americano, nunca os actores princípais.


Caças no solo

Antes de continuar temos de ter em consideração que quando um avião é tido como suspeito, porque deixou de comunicar ou altera a sua rota, é posto em prática um serviço de segurança aerea, com a comunicação por parte da FAA (Federal Aviation Administration) à NORAD (North American Aerospace Defense Command), que consta da rápida execução de medidas drásticas de intercepção, da parte da força aerea, por parte de um esquadrão que segue o avião em causa e o obriga a uma aterragem imediata sob pena de ser derrubado. Este procedimento passa-se inúmeras vezes por mês.

Neste caso apesar de os aviões terem desligados as suas posições e de terem alterado as suas rotas, nada disso foi posto em prática.

Estes caças americanos estão operacionais em menos de 3 minutos, podendo a tingir os seus alvos em menos de meia-hora.

Aqui tudo bem, uma torre do World Trade Center tinha sido a tingida e a segunda estava na eminência de ser atingida, mas nada.


O espaço aereo tinha acabado de ser fachado, os controladores aereos tinham conseguido a proenza de atererrar cerca de 5 000 aviões em menos de hora e meia, mais ainda nenhum caça tinha descolado!



Um exercício militar estranho...



Nessa mesma manhã, um exercício militar estava em curso. Não vão acreditar mas era... um simulacro em que os Estados Unidos eram sujeitos a um atentado em larga escala, com vários aviões desviados por terroristas que fariam posteriormente os seus aparelhos despenhar-se em vários pontos nevrálgicos no território dos Estados Unidos. Sim, uma espécie de 11 de setembro.
Isto faz que os coitados dos militares não soubessem se o que estava a acontecer fazia parte do exerc+icio ou era realidade.
Espantoso, não?

Sem comentários:

Enviar um comentário