segunda-feira, 10 de maio de 2010

Trilateral: a reunião silenciada.




Nenhum órgão de informação falou da reunião anual da Comissão Trilateral que decorreu este fim-de-semana, de 7 a 9 de Maio, em Dublin na Irlanda. Em Portugal não houve uma única referencia, e na Europa a única excepção foi de um jornal independente irlandês.

Porquê este silêncio?



Este silêncio é tanto mais difícil de explicar, quando se trata de uma reunião que junta os principais decisores mundiais nas áreas da política, finança, industria...e dos média. Alguns nomes: Lucas Papademos, vice-présidente do Banco Central Europeu; Peter Sutherland, vice-présidente da Goldman Sachs International; Nigel Higgins, director gener do Rothschilds Continuation Holdings AG (RCH); e ainda o antigo presidente da Reserva Federal americana e actual conselheiro de Barack Obama, Paul A. Volcker ; o director da de Goldman Sachs Bank et antigo presidente da Federal Reserve Bank of New York, Edward Gerald Corrigan...ao todo perto de 400 personalidades ao mais alto nível.



Esta reunião da Comissão Trilateral é suficientemente importante para ter sido inaugurada pelo actual primeiro-ministro irlandês, mas não é referida em nenhum órgão de informação. No entanto, a Trilateral até tem um site na internet onde divulga a sua agenda e alguns relatórios das suas actividades. Nesse site, ficamos a saber que além desta reunião, a sua reunião anual regional europeia vai decorrer de 15 a 17 de Outubro em Bucareste na Roménia, e a sua reunião anual regional da América do Norte, de 5 a 7 de Novembro em Monterrey no México.


De qualquer maneira, podemos constatar duas coisas: primeiro que esta Comissão Trilateral existe, e não é fruto de qualquer teoria da conspiração, e em segundo lugar, que ela tem uma influência importante a nível mundial, senão nela não participavam os representantes das maiores empresas mundiais e dos políticos mais influentes.


Dada a crise económica mundial actual, seria normal que os média se interessassem nos assuntos que aí são discutidos e os divulgassem. Esta falta de transparência quanto às informações divulgadas não abona em seu favor.






Sem comentários:

Enviar um comentário