sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Os Média e a manipulação de imagem

A maioria das pessoas aceita as informações que vê na televisão ou lê nos jornais como verdadeiras.

Não estamos suficientemente alertados para duvidar dos média, sobretudo quando essas informações são acompanhadas de fotografias. Pensamos: deve mesmo ser verdade, até porque eu vi.

O exemplo que segue é uma lição de manipulação dos média com fins políticos e militares.




O "campo de concentração da sérvio" de Trnopolje.


Em 1991 começa o desmantelamento da Jugoslávia com a independência da Eslovénia e da Croácia em Junho, depois em Setembro com a Macedónia e em Março de 1992 com a Bósnia Herzegovina. Nas regiões onde a população não é homogénea dão-se conflitos étnicos e religiosos. A guerra é mais intensa na Croácia e na Bósnia. Esta é estimulada e amplificada por países ocidentais como a Alemanha. Pouco depois, as primeiras tropas estrangeiras chegam à Croácia com a bandeira da ONU.

Em Agosto de 1992, os militares ocidentais estão igualmente presentes na Bósnia. Entretanto, pouco a pouco os meios de comunicação social passam a imagem de que os sérvios são os principais responsáveis no entrave para que os povos da antiga Jugoslávia vivam em liberdade. Dizem deles que são hegemónicos, ditatoriais, sanguinários e que o seu chefe, Milosevic, é um doente mental.

No dia 6 de Agosto de 1992, a televisão inglesa ITN passa imagens aterradoras. Mostram o campo de concentração sérvio de Trnopolje, na Bósnia, onde estes "novos nazis" exterminam os muçulmanos bósnios capturados. Como podemos ver na fotografia acima reproduzida que circulava, um pobre prisioneiro magro e faminto encontra-se atrás do arame farpado. Estamos de volta ao tempo de Auschwitz no centro da Europa em pleno século vinte. Então a questão que se punha era se iriamos continuar a tolerar este horror a poucos quilómetros das nossas casas. Que fazem os governos europeus? Que faz a Europa? Que faz a NATO e a ONU? Como acabar com este pesadelo?


Contrariamente às aparências, a "vítima" bósnia que se vê por trás do arame farpado, não está na realidade por trás dele. Pelo contrário quem está atrás do arame farpado é o fotógrafo. Na realidade, Trnopolje não é um campo de concentração, mas sim um campo de refugiados aberto a quem necessita dele para garantir uma certa segurança. O arame farpado não se encontra à volta do campo, mas sim à volta de um armazém de material de ajuda e serve para para proteger dos roubos e isto muito antes da guerra. O fotógrafo desonesto encontrava-se dentro desse armazém protegido pelo tal arame farpado quando tirou a fotografia.



Com esta e outras fotografias os média conseguiram fazer com que a opinião pública assimilasse os sérvios a autênticos nazis. Várias expressões fortemente emocionais começaram a circular, como "depuração étnica", "campos de concentração", evocando a Alemanha Nazi e os campos de concentração como Auschwitz.



A opinião pública estava preparada para aceitar a intervenção militar americana...

Sem comentários:

Enviar um comentário