segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Ómega 3 e vitamina B não previnem os acidentes cardiovasculares




A ingestão suplementar de ómega 3 está na moda. Muitos são os alimentos que mencionam serem ricos nesses ácidos gordos. Apesar da publicidade, a inutilidade da ingestão suplementar de ómega 3 já foi aqui abordada. Um novo estudo clínico vai no mesmo sentido.




Um estudo clínico realizado em França e publicado no dia 29 de novembro deste ano na revista BMJ (British Medical Journal) procurou avaliar se os doentes com antecedentes de doenças cardiovasculares beneficiam com a ingestão de vitamana B ou ómega 3 na prevenção de um segundo episódio desses mesmas doenças.


Foram estudados 2501 doentes, durante 4,7 anos, que tinham tido um enfarte do miocardio, um acidente vascular cerebral ou angina de peito. Foi administrado a esses doentes vitamina B e ómega 3, num estudo duplamente cego versus placebo. Um grupo de doentes teve um suplemento de vitamina B, outro um suplemento de ómega 3 e outro ambos os suplementos.


Verificou-se um aumento da homocisteína em 19% dos doentes que tomavam vitamina B em relação aos que tomavam placebo. Houve um aumento plasmático de ómega 3 em 37% nos que tomavam esse ácido gordo em relação ao grupo placebo.


Tanto nos doentes que tomavam um suplemento de vitamina B como nos que tomavam um suplemento de ómega 3 não houve uma qualquer redução da mortalidade ou na incidência de um novo episódio de eventos cardiovasculares.








1 comentário:

  1. Há dezenas de estudos peer reviewd que provam exactamente o contrario oh octopedia. Assim está a dar uma no cravo e outro na ferradura. Por uma lado ataca as farmacêuticas por outro promove estudos que as farmacêuticas subsidiam. . . ou senão as farmacêuticas entidades sinistras como as fundações eugénicas (Rockefeller, Bill Gates, Comissão Trilateral, Rand Corporation e muitas mais).

    http://search.lef.org/

    esta entidade é bastante credível

    ResponderEliminar