sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Porque é que pássaros mortos caem do céu ?

Na noite da passagem de ano no Arkansas, Estados Unidos, milhares de pássaros caem mortos no chão, alguns dias mais tarde mesmo fenómeno na Luisiana. Desde então, são relatados vários episódios semelhantes em todo o mundo.

Muitas teorias estão em cima da mesa, vamos passar algumas em revista.



Bíblia e E.T.

Pondo de parte as habituais teorias de extraterrestres e afins, e afastando as tradicionais visões apocalípticas bíblicas, uma coisa é certa, teremos de esperar pela autópsia dos animais para possivelmente saber mais alguma coisa.


Fogo de artifício

A hipótese inicial era que teria sido o ruído das detonações dos fogos de artifício de fim de ano, que teriam provocado estas mortes. Parece pouco provável, dado que nesta região os agricultores utilizam detonações para afugentar os pássaros e portanto estes estão habituados ao ruído. Por outro lado não explica por que é que todos os pássaros mortos são de uma única espécie (tordo).


Trovoada

Foi adiantado por algumas pessoas ter sido a trovoada a causa de morte. Mas os pássaros não apresentavam qualquer queimadura aparente, portanto podemos por de parte tal hipótese.


Nuvem tóxica

Como estes episódios iniciais tiveram todos lugar numa mesma área, inclusive uma centena de peixes de uma mesma espécie foram encontrados mortos nesta região, a poluição é portanto uma hipótese a considerar. Possivelmente uma nuvem de gás tóxico de origem industrial pode ter estado na sua origem ou até poderá ter sido um teste de algum gás militar letal. Mas, mais uma vez, faz pouco sentido só serem atingidas algumas espécies.


Sismo
Tendo aparecido, esta semana, um episódio de um milhar de pássaros mortos no Chile, perto da fronteira com a Argentina, uma teoria interessante é a de que foram os gases tóxicos libertados durante o sismo, de intensidade 7, ocorrido no dia 1 de janeiro, nessa região que seria a causa de morte. Pena é que não explique os outros fenómenos onde não houve qualquer sismo.


Alterações magnéticas

Sabemos que está em curso uma inversão magnética dos pólos terrestres. Sendo o campo magnético fundamental para a orientação de numerosas espécies de animais, sobretudo os pássaros, estas alterações do campo magnético poderão estar na origem da desorientação e queda das aves.


Projecto HAARP

A propósito de campo magnético, estes fenómenos poderão ser mais uma experiência realizada pelo sistema HAARP. Para melhor compreender o que é este projecto, tendo já sido abordado, poderá ser consulta-lo neste blogue no tema "armas climáticas". Esta arma permite criar alterações electromagnéticas da ionosfera e transferir esta energia a longas distâncias. Estas armas podem causar desorientação e lesões letais no organismo dos seres vivos. O facto de cada animal ser sensível a uma determinada onda, explicaria por que é só determinadas espécies foram atingidas.


Arrefecimento

A morte que ocorreu em grandes quantidade de peixes pode ter sido provocada por uma dexida da temperatura da água local. Talvez. É verdade que alguns os peixes são muito sensíveis a ás variações da temperatura. A este propósito: mas então não nos tinham dito que a temperatura global da Terra estava a aumentar? Vão ver, que não tarda nada, ainda nos vão dizer que mais uma vez a culpa disto tudo é do aquecimento global.


Coincidência

Enfim, falta a explicação mais lógica: as coincidências. E se estes fenómenos fossem naturais? Duvida? Pois, o "U.S. Geological Service" relata no seu site que todos os anos, só nos Estados Unidos, acontecem cerca de 200 casos de morte massiva de pássaros ou outras espécies de animais, das quais 10 com mais de 1000 pássaros.
E isto, como já foi sublinhado, só nos Estados Unidos. Portanto nada de muito incomum.
O facto de terem acontecido numa passagem de ano e de se falar da teoria maia do fim do mundo para 2012, é o suficiente para empolar estes fenómenos quase banais. Ainda esta semana, a noticia de terem morrido 50 pássaros na Suécia não teria lugar nos media, se não fosse a mediatização do fenómeno. Chama-se a isto amplificação mediática.

 

http://www.lesoir.be/actualite/sciences/2011-01-05/des-milliers-d-oiseaux-morts-le-mystere-reste-entier-812547.php

http://www.francesoir.fr/etranger-insolites/pluie-doiseaux-morts-dans-larkansas-les-hypotheses-avancees.81736

2 comentários:

  1. Pra mim foi algum teste de armas. Talvez os pássaros não devessem cair em um lugar tão óbvio, como perto de casa e estradas, mas só o fato de começar a aparecer vários pássaros mortos em vários locais do globo, (porém magicamente, em locais com gente, como estradas e aqueles que morreram perto de um parquinho de criança), me diz que agora estão tentando desviar a atenção do que realmente aconteceu lá em Arkansas, e tornar o fato mais misterioso. Ou seja, alguém fez uma merda grande e estão tentando encobrir. Por que os animais não morreram em um descampado, ou num meio de mato qualquer onde ninguém poderia ver? Muito estranho...

    ResponderEliminar