quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Caramelo poderá provocar cancro




Não, não se trata do caramelo caseiro das nossas avós, mas sim daquele corante de caramelo amplamente utilizado na alimentação que por questão de menor custo de produção é fabricado por reacção química com substância potencialmente cancerígenas.




Fabricar caramelo industrial.


O açúcar que consumimos é extraído da cana-de-açúcar por pressão aos esmagar as canas ou da beterraba por difusão em água quente. Uma vez separados os outros componentes, é cristalizado e secado.


Para produzir caramelo, ele não é fabricado como se faz em casa aquecendo o açúcar com água num tacho até que este escureça e caramelize. Na indústria, para acelerar o processo, utilizam-se sulfito cáustico, amoníaco ou sulfito amoniacal. O caramelo é o corante mais utilizado na alimentação, e tem como códigos: E150a (natural, caramelo cáustico), E150b (processado através do sulfito cáustico), E150c (processado através do amoníaco) e o E150d (processado através do sulfito amoniacal).


Encontramos estes corante de caramelo em numerosas bebidas como as colas, whisky, rum ou brandy, mas também em sobremesas ou nos cereais que comemos ao pequeno-almoço. Os mais utilizados são o E150c e o E150d.


Uma outra maneira de obter o caramelo industrial é através do milho. Aqui além dos químicos usados no seu fabrico temos também a probabilidade de esse milho ser transgénico, com todos os possíveis problemas para a saúde que estes colocam.



Caramelo cancerígeno.


Esta semana, um grupo de consumidores pediu à FDA (Food and Drug Administration) a proibição da utilização de certos corante de caramelo, e em particular os usados na Coca-Cola e Pepsi-Cola, por suspeição de provocar cancro.


O Center for Science in the Public Interest (CSPI) americano, declarou que vários estudos foram feitos em animais e que o consumo de corante de caramelo provoca o aumento da incidência de vários cancros. Explicam que as reacções dos açúcares com o amoníaco e os sulfitos produzem dois agentes cancerígenos: o 2-metilimidazol (2-MEI) e o 4-metilimidazol (4-MEI).



A formula da composição da Coca-Cola desmistificada?


A Coca-Cola, grande consumidor de caramelo, por enquanto não se pronuncia. Ainda a propósito da Coca-Cola, a receita que foi criada em 1886 pelo farmacêutico John Pemberton acabou agora por ser divulgada. O site ThisAmericanLife.org revelou ter descoberto a receita, através de uma fotografia publicada num artigo em 1979, no Atlanta Journal Constitution.


Na imagem vê-se um livro aberto, com a lista de ingredientes utilizados por Pemberton e com as respectivas medidas que tornam único o sabor da Coca-Cola.

Receita secreta da Coca-Cola será:

Extrato fluido de coca - 3 tragos
Ácido cítrico - 3oz (aprox. 90ml)
Cafeína - 1oz (aprox. 30ml)
Açúcar - 30 # (na receita a medida não é clara)
Sumo de limão - 1qt (aprox. 950ml)
Baunilha - 1oz (aprox. 30ml)
Caramelo - 1.5oz (aprox. 45ml)

Aromatizante 7X

Álcool - 8oz (aprox. 230ml)
Óleo de laranja - 20 gotas
Óleo de limão - 30 gotas
Óleo de noz-moscada - 10 gotas
Óleo de coentros - 5 gotas
Óleo de canela - 10 gotas
Óleo de neroli - 10 gotas

A marca já reagiu às notícias avançadas esta terça-feira, desmentindo que tenha sido divulgada a verdadeira composição da bebida.

.

Sem comentários:

Enviar um comentário