sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Uruguai: Oitavo ano de governo progressista




.

.



Estamos entrar no oitavo ano de governo de Frente Ampla (coligação de socialista, comunistas, tupamaros e sociais democratas) e no terceiro ano de do segundo período de um governo que mudou o nosso país e continua firmemente o caminho das transformações sociais, algumas das quais estão-se no bom caminho e outras estão-se a concretizar.




Para facilitar a integração escolar das crianças mais pobres, foi distribuído gratuitamente a cada aluno do primário um portátil



Continuam a ser surpreendentes os avanços em matéria de economia de um governo que teve início em março de 2005 e que se deparou com um país que vinha de uma das maiores crise da sua história.


Os uruguaios deparavam-se com uma situação que não prognosticava qualquer futuro: o Uruguai estava com um endividamento nunca visto, a dívida era superior a 110% do PIB, o endividamento ao FMI era de 2 mil milhões de dólares, com toda a pressão que isso acarreta; apenas um terço dos gasto do Estado destinavam-se ás políticas sociais. 


Num país com 3 milhões de habitantes, havia 1 milhão de pobres (35%), o desemprego era de 14% e a inflação rondava os 40% ao ano, metade das crianças eram pobres, algumas chegaram ao extremo de ter de comer relva...


Podíamos citar mais números e dados, e encher páginas inteiras deste semanário (Acción Informativa) lembrando como se vivia nessa altura no Uruguai. Mas para além das de algumas coisas que ainda podem ser melhoradas no que diz respeito à gestão, o país continua a diminuir o fosso entre os mais ricos e os mais pobres, melhorando a distribuição da riqueza. 


É interessante recordar alguns avanços concretos. 
No ano passado, pela primeira vez nas últimas décadas, começaram a regressar mais uruguaios de que a emigrar; a dívida com  o FMI foi suspensa desde há três anos e foi renegociada, melhorando os prazos de pagamento, oxigenando assim habilmente a nossa economia; estamos em pleno processo de desdólarização da nossa dívida, passando a mesma para a nossa moeda, o que permite avançar no sentido de ter uma dívida soberana.


Quase 45% dos gastos do Estado destinam-se ás políticas sociais; houve uma grande redução da pobreza (14%), estamos agora com meio milhão de pobres; o desemprego continua a diminuir, estamos hoje com 5,5% de desempregados; todos os sectores da economia recuperaram a perda salarial ocorrido nos últimos 7 anos; a inflação média nos últimos 7 anos passou para 7,1%; o salário mínimo quase triplicou (passou de 2 000 pesos para 7 500 pesos) e pensa-se que poderá atingir no fim da legislatura 10 000 pesos, ou seja cinco vezes mais desde que a Frente Ampla chegou ao poder.


Seguiremos esta linha, aprofundando cada vez mais as transformações da nossa sociedade. O Uruguai fez uma muito boa escolha na eleição de outubro de 2009.






Tradução de Octopus de um texto do Prof. Gustavo Guerreiro, Presidente da Junta do Movimento de Participação Popular de Tacuarambó (Uruguai).

Publicado no semanário "Acción Informativa" (13 a 19 de janeiro de 2012)



Actualmente o Uruguai é um dos países com maior PIB per capita da América do Sul, o primeiro em qualidade de vida/desenvolvimento humano, o segundo menos corrupto, o primeiro a legalizar a união entre pessoas do mesmo sexo, o primeiro a permitir a adopção gay, foi o primeiro país do mundo a oferecer um portátil a cada criança do ensino primário, o ensino é gratuito até ao superior, a taxa de analfabetismo é praticamente nula.

6 comentários:

  1. Olá Caro Amigo dr. Octopus

    Porque será que não consigo aceder a todo o blogue? Apenas a um post de cada vez?!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei qual problema a que te referes. Qualquer pessoa pode ver todo o blogue.

      Eliminar
    2. Não faço idéia do que se passa, mas com a url, só consigo aceder a um post de cada vez, além de que o último post deixou de existir para mim e ainda, o sistema de comentários mudou dando opção de resposta directa, como é o caso. ???????
      Se é só comigo... aqui há gato!

      Eliminar
  2. É isso que eu dizia em mail anterior: mais importante que atacar os nossos políticos é atacar o sistema que permite que eles existam
    ( e se guindem ao poder...).
    Eu gosto de pensar de mim próprio que sou marxista mas não gosto de fraseologia complicada porque,na verdade as coisas são bem simples ( que não é o mesmo que simplistas...). É muito fácil definir o que é BEM ( ou BOM ) e o que é MAL ( ou MAU ) porque essa caracterização não é neutra, não paira no ar acima das classes.
    É BOM, para mim e para a classe a que eu pertenço, tudo o que defenda os interesses de uma VASTÍSSIMA maioria, como a Frente Ampla no Uruguay ou o Movimento "Occupy Wall StreeT" nos EUA.
    É mau tudo o que defenda os interesses de uma ÍNFIMA minoria, como os governos PS/PSD/CDS cá ou a Merkel na Europa.
    E as palavras-chave, aqui, são: "vastíssima" e "ínfima"...

    ResponderEliminar
  3. Amigo Devir,

    Partilho grande parte das seus ideais políticos. Tenho aprendido muito com as experiências em curso na América do Sul. Penso que muito exemplos são uma fonte de inspiração para nós europeus. Outra via é possível.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Fada do Bosque não tenho, por enquanto, qualquer problema, já tinha notado, e disse-te que o teu blogue estava com problemas de visualização, com caracteres estranhos.
    Espero que seja temporário.
    um beijo

    ResponderEliminar