segunda-feira, 21 de julho de 2014

A Palestina abandonada pela comunidade internacional.

.





 







"Existe um apoio internacional muito forte à operação militar em Gaza"

(Benjamim Nteanyahu, primeiro ministro de Israel)




Infelizmente, esta afirmação acaba por ser verdadeira dada a fraca condenação e silêncio da comunidade internacional perante os bombardeamentos e ataques terrestres à Palestina por parte de Israel.






Ao pretender combater o Hamas, Israel está a matar numerosos civis inocentes e esta punição colectiva é considerada, pelo direito internacional, como um crime de guerra.

 A quarta convenção de Genebra, escrita em 1949, é relativa à protecção dos civis em período de guerra e nela está explicitamente escrito que "as punições colectivas são estritamente proibidas".




ONU 

A condenação dos ataque de Israel passou da dúvida à critica suave:
"...temos dúvidas quanto ao facto de que estes ataque sejam conformes às leis humanitárias internacionais e às leis internacionais sobre os direitos humanos".
Mais tarde Ban Ki-Moon declara que "Israel deve fazer muito mais para proteger os civis palestinos".



USA

Obama passou de "...inquieto com o números crescente de mortos, dos quais o número crescente de civis palestinos e da perda de soldados israelitas" (num comunicado da Casa Branca) a "Nos estamos a trabalhar na ideia de um cessar fogo" (John Kerry).



França

O presidente François Hollande nos primeiros dias dos bombardeamentos fez saber que "Cabe ao governo israelita tomar todas as medidas para proteger a sua população perante as ameaças". Dias depois passou a um discurso mais moderado: "A única mensagem que devemos pronunciar, é a mensagem do dialogo, da contenção e da procura, tanto quanto possível, do apaziaguamento".



União Europeia

Pediu para que Israel "assegure a segurança dos civis na faixa de Gaza" (!)



Rússia

Putin pediu por telefone a Netanyahou "a cessação urgente do confronto armado", após ter declarado que "apoiava o direito de Israel a proteger os seus cidadãos" e que a Rússia era uma verdadeira amiga de Israel e do seu primeiro ministro.



Liga Árabe

"Israel deve cessar imediatamente a agressão contra a faixa de Gaza e assegurar a protecção necessária da população civil da Palestina".



América do Sul

Numerosos países dirigidos por partidos de esquerda condenaram Israel, com destaque para Venezuela, Cuba, Uruguai e Bolívia.






.

4 comentários:

  1. “A quarta convenção de Genebra, escrita em 1949, é relativa à protecção dos civis em período de guerra e nela está explicitamente escrito que "as punições colectivas são estritamente proibidas".


    É um facto que se a punição fosse colectiva isso significava bombardear indistintamente em tapete e matar indistintamente acontece que israel não fez isso,mas tenta eliminar os alvos selecionados, mesmo assim é lamentavel as vitimas civis inocentes, no meio destas as crianças feridas e muitas que ficam orfãs e sem amparo para a vida, mas a verdade é que os alvos “militares” do hamas que israel procura estão no meio de civis, dai que israel tenha despejado panfletos alertando a população para o risco dos bombardeamentos, mas quando se sabe que o alvo a destruir esta numa determinada casa civil num determinado edificio civil muitas vezes frequentado por muita gente, qual o objectivo de quem esconde e de quem deixa esconder ai esse armamento?????? Não será para inibir o inimigo de atacar e se este atacar contra argumentar que as vitimas são civis e foram atacados alvos civis. Qual o objectivo da construção de tuneis não deve ser para fazer a paz num desses tuneis, qual o objectivo da construção de colonatos???? Não deve ser igualmente para o mesmo motivo. Como classificamos alguem de t shirt com lança roquetes ou carregado de bombas, como um militar??????


    A verdade é que a comunidade internacional esta a ficar saturada de pessoas que não querem a paz. Israel defende-se, e tem que defender a sua existencia contra alguém que o quer varrer do mapa, o hamas quer correr com eles dali, esta provado que não consegue, e por esta via não vai la, então resta o choradinho do costume, as vitimas inocentes, mas essas vitimas votaram e deram a vitoria a uma facção que nunca abdicou da guerra contra israel, deviam saber que por essa via eternizam o conflito. Que é feito da autoridade palestina que devia mediar e negociar o conflito. O problema é de origem e o principal problema dos palestinos foi não aceitarem a partilha como os israelitas, depois logo se via como as coisas ficariam, haveria dois paises, governos representados nas instancias internacionais e podiam negociar legitimamente os acordos fronteiriços.

    Israel defende-se de alguem que provocatoriamente insiste em lançar roquetes, fazer atentados, e infernizar a vida, retaliando, depois comete o erro de ocupar, faz uma guerra contra os palestinos em retaliação e isso a comunidade internacional compreende.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro anónimo,

      Tem toda a razão em afirmar que muito do armamento palestiniano está escondido em edifícios públicos e que não raras vezes a população (como em todas as guerras) serve de escudo humano.
      Mas tem de haver limites, por muito barbaras que sejam as guerras. será legítimo bombardear hospitais? Quatro já foram bombardeados.

      Quanto aos túneis, eles também servem para encaminhar alimentos e medicamentos. não esquecer que desde 2007 existe um bloqueio da banda de imposto por Israel e o Egipto.

      Eliminar
    2. Sim concordo com isso, alvos civis plenamente identificados. O problema e que o hamas faz isso assim como o uso de ambulâncias e outros meios identificados com socorros para se movimentar sem poder ser atacado.

      Então e assim, quem faz isso e cobarde procura atingir sem poder ser atingido devido aos meios que usa e onde se oculta não serem militares mas civis procurando condicionar e inibir o atacante. Claro que a resposta depende dos escrúpulos do atacante e os israelitas já demonstraram que não são de modos e perseguem o seu objectivo de se defender, o resto parece-me que e uma questão de averiguar se houve crimes contra a humanidade, mas e um facto que tem levado cada vez mais a compreensão da comunidade internacional que reconhece o direito de defesa israelita.

      Se o Hamas faz isso não corre o risco de por em perigo as populações que deve governar, ou esta a espera de atingir sem ser atingido? ou o numero de vitimas civis quantas mais melhor e bom para as suas pretensões?

      Quanto aos túneis não me vai convencer da bondade do transporte de alimentos, embora tenham ou possam ter sido usados também para isso, mas no tempo da irmandade muçulmana no Egipto que agora caiu em desgraça eram um corredor de entrada de armas, ainda e, isso esta provado.

      Eu gostava de ver o Hamas ou os defensores dos palestinos dizerem Gaza e a sua população foi atacada por Israel sem terem feito nada para provocar o ataque, acontece que os ataques israelitas são em retaliacao , nenhum pais pode ter que estar sujeito a chuvase de foguetes sobre seu território construção de túneis para atacar sem se defender. agora o problema, como distinguir os atacantes sendo todos civis e como não atacar alvos que se sabe escondem material mliltar.

      Então o que resta de atirar pedras para um lado ou outro? nada, so chorar os mesmos de sempre as vitimas que se diz governar.

      Eliminar
  2. E pensar que estamos em pleno século XXI...

    ResponderEliminar