domingo, 10 de maio de 2015

O negócio das próteses

.









Imagine um médico que faz uma cirurgia em que coloca uma prótese sem necessidade, só para ganhar uma comissão sobre o preço desse implante. Ficção? Infelizmente pode tratar-se de uma realidade.




O mercado das próteses movimenta anualmente milhões de euros em todo o mundo. Em ortopedia, elas têm várias finalidades, desde simples parafusos para corrigir uma fractura, até próteses mais complexas, como a prótese total da anca.

Esta última cirurgia ronda em média 10 000 euros.
 


Durante um congresso internacional de ortopedia, onde os fabricantes de próteses expõem os seus produtos, uma televisão brasileira investigou porque é que alguns fabricantes conquistam a confiança dos médicos. Esta confiança não assenta só na qualidade do produto, mas sim nas vantagens monetárias que esses médico podem receber.
 


Este dialogo passa-se no Brasil, mas podia passar-se (e passa-se igualmente) em Portugal:

- Um fabricante consegue chegar aos 20%, diz um representante de fabricante de próteses.

- 20%? questiona o repórter.

- Sim, é a média que está aí no mercado.

- Mas do que se trata esses 20%?

- É o valor que irá receber o médico que colocar uma das nossas próteses, e o pagamento é em dinheiro vivo!



Alguns médicos que praticam este tipo de esquema chegam a receber no fim do mês o equivalente ao seu salário, não admira que seja tentador. Este tipo de cirurgias muitas vezes são praticadas sem que sejam verdadeiramente necessárias e muitas vezes a escolha desses próteses recaí, não na qualidade, mas sim nas mais caras onde obtêm um maior lucro.



A oferta de presentes e comissões a médicos é uma prática comum e os vários inquérito nunca dão resultado, porque são difíceis de provar e porque existe um lobby médico muito potente.
 
 



2 comentários:

  1. Dá Deus ossos
    conforme as posses
    e os negócios

    ResponderEliminar
  2. Octopus, neste caso, não existe DCI, por isso deve ser sempre a abrir...

    Abraço.

    ResponderEliminar