quarta-feira, 27 de maio de 2015

Uma Máfia chamada FIFA

.











Justiça norte-americana acusa 14 pessoas de corrupção, entre elas nove actuais e antigos dirigentes da FIFA e cinco executivos de empresas de promoção de eventos desportivos. 


Joseph Blatter, que ocupa a presidência da FIFA desde 1998, candidata-se a um quinto mandato consecutivo na sexta-feira. E, como é habitual, é o grande favorito.


Na lista dos acusados e a maioria está envolvida nas organizações Concacaf, a confederação de associações de futebol da América do Norte, Central e Caraíbas, e na Conmebol, da América do Sul.


Está também em causa alegadas redes de lavagem de dinheiro nas organizações dos campeonatos do mundo na Rússia e Qatar.


As suspeitas de corrupção apontam para que representantes de empresas de desporto tenham estado envolvidos em esquemas de pagamento a responsáveis do futebol, que incluem delegados e outros funcionários da FIFA. Os montantes em causa ascendem a mais de 150 milhões de dólares.


Apesar disto tudo, o presidente da FIFA, Joseph Blatter, continua sereno e acima de qualquer suspeita (por enquanto), mas será possível não estar envolvido quando muitos dos seus directos colaboradores o estão?

Há pelo menos 20 anos que se suspeita de corrupção na FIFA.




Reposição de um artigo deste blogue de 18 de agosto de 2011:

http://octopedia.blogspot.pt/2011/08/fifa-mafia.html



A FIFA , Federação Internacional de Futebol, possui mais membros (208)  do que a  ONU (192), e tem a sua sede em Zurich, na Suíssa, onde tem o estatuto de utilidade pública, o que lhe permite ter enormes privilégios fiscais.


 

Entre 2007 e 2010 pagou apenas 3,1 milhões de francos suíços de impostos quando se fosse considerada uma empresa teria pago 180 milhões.

 

Só no ano passado, a FIFA distribuiu 50 milhões de francos suíços aos seus dirigentes o que para uma organização considerada de utilidade pública não deixa de ser ridículo

 

Durante o último mundial na África do Sul, a FIFA ficou isenta de impostos, pelo governo sul africano, por já pagar impostos na Suíça

 

Durante esse mesmo mundial na África do Sul, a FIFA realizou 2,35 mil milhões de francos suíços enquanto esse país teve perdas de 3 mil milhões.



Estas são alguns exemplos e privilégios da FIFA onde reina a corrupção a todos os níveis, seja para a eleição do seu presidente ou para a atribuição da Copa do Mundo, tudo funciona com subornos.



Subornos


O jornalista de investigação (ainda existem) britânico Andrew Jennings realizou um documentário onde revela que a FIFA funciona internamente como uma verdadeira máfia.


Tudo começou com a falência da empresa ISL de Zurich, encarregue pela FIFA dos direitos de marketing e transmissão televisiva dos mundiais de 2002 a 2006. Durante a auditoria, constatou-se que altos funcionários da FIFA tinham recebido dinheiro em contas no estrangeiro.


Durante esse período, dá-se um incidente: um montante que deveria ter sido depositado num paraíso fiscal vai parar directamente nas contas da própria FIFA. O caso é abafado ao mais alto nível, isto é, pelo tribunal de Lausana que impõe o segredo sobre os montantes e a identidade dos corruptos.


Durante o inquérito, o jornalista descobre que esse dinheiro destinava-se ao antigo presidente da FIFA, Joao Havelange e a Jean-Marie Weber, vice presidente da ISL, amigo íntimo do actual presidente da FIFA.


Muitas empresas multinacionais recorriam à ISL, que detinha a exclusividade publicitária, para verem a sua marca aparecer ao lado do logótipo da FIFA. Como contrapartida, essas empresas pagavam avultadas somas como suborno. Assim, Joao Havalange terá recebido 250 000 francos suíços



Manipulação eleitoral


O sistema eleitoral para a eleição do presidente da FIFA parece dos mais democráticos: um país, um voto. Na realidade, tudo é feito para subornar os votantes, como é o caso do presidente da CONCACAF que representa os votos do continente da América do Norte, América Central e Caraíbas. Nada mais, nada menos do que 35 votos dos 208 possíveis.


O presidente da CONCACAF é Jack Warner e esta confederação terá recebido várias dezenas de milhões de euros da FIFA para influenciar as votações. Além disso, Jack Warner é dono de uma agência de viagens, a Simpaul, que tem a exclusividade da venda de bilhetes para os mundiais dessa confederação em Trindade e Tobago.


Em 1984 e 1986, para a realização do campeonato sub-20 da CONCACAF, a construção dos estádios esteve a cargo de um dos filhos de Jack Warner e o serviço de restauração entregue a outros dos seus filhos.


Na FIFA tudo fica em família. Philipe Blatter, filho de Joseph Blatter, recebeu 50% dos direitos televisivos do último mundial. Para manter o alto estilo de vida com que vive e se deslocam os altos dirigentes da FIFA, até os bilhetes que sobram são vendidos discretamente no mercado negro a um preço proibitivo.



Corrupção


Na FIFA não existe contestação, todos veneram o seu presidente. Como numa máfia, esta organização vive do tráfico de bilhetes, subornos e corrupção. A rede está bem montada.


Jack Warner, por exemplo recebeu graciosamente no último mundial, da parte da FIFA, 6000 bilhetes: benefício 1 milhão de euros.


Nicolas Leoz, presidente da confederação sul americana, o único identificado em vários subornos recebidos nas suas contas em paraísos fiscais, nos anos 90, continua como membro executivo da FIFA.


A FIFA decretou, no último, a proibição da venda de qualquer alimento, por parte dos habitantes dos bairros pobres sul africanos, perto dos estádios para não prejudicar o seu principal sponsor, Mc Donald.


Não existe qualquer documento que permita saber quanto ganha Joseph Blatter, quando é possível saber quanto ganha qualquer político ou chefe de estado.


A atribuição do mundial à África do Sul só foi possível porque o continente africano (50 votos) tinha participado na eleição do padrinho da máfia da FIFA, era a contrapartida. 




.
 

7 comentários:

  1. O facto de todas estas acusações surgirem agora, justamente quando Blatter se preparava para recandidatar à presidência, parece ser mais uma tentativa de sabotagem de um grande evento internacional que irá ocorrer num dos BRICS:

    http://rt.com/news/262669-putin-interview-fifa-arrests/
    http://rt.com/op-edge/262473-fifa-world-cup-corruption-blatter/

    É sempre a mesma coisa. Se é num dos BRICS, há problemas...

    Só falta a Índia ser anfitriã de um grande evento internacional e ter problemas com isso, para completar a lista.

    ResponderEliminar
  2. Fernando,

    É um facto que já havia suspeitas de corrupção na FIFA há mais de 15 anos, nunca provadas.

    Independentemente disso, é de facto curioso que as detenções acontecem na "vespera" das eleições.

    Também é de facto curioso que quem está na base das investigações sejam os Estados Unidos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim... O que eu digo, é independente do facto destas acusações terem fundamento ou não.

      O que me surpreenderia, até, é que não fosse a FIFA também uma organização corrupta - pois, quase todas as grandes organizações internacionais, das quais faz parte o Ocidente e seus fantoches, estão controladas pelos mais corruptos interesses (ocidentais) que existem. E, tenho reparado no quão a FIFA faz avançar certas agendas (de alienação) que muito convêm a esse mesmo Ocidente.

      Apenas, não sei é até que ponto (/o quão) será Blatter corrupto, especificamente. Mas, para não querer ele alinhar numa tentativa de lixar os russos, não pode ser um dos piores. E, o único adversário que este tem à sua frente, é simplesmente inqualificável... Um membro de uma família "real", colocada no poder pelos britânicos, que é cúmplice na formação daquele que é provavelmente o pior grupo terrorista da actualidade (http://www.globalresearch.ca/u-s-trained-isis-at-secret-jordan-base/5387532) - grupo esse, que tem como "alvos finais", uma vez mais, dois países dos BRICS (http://www.voltairenet.org/article185372.html).

      Por isso, se ganhar o príncipe jordano, podem crer que a FIFA fará tudo o possível para lixar a Rússia...

      Eliminar
  3. Boas tardes amigos.
    Bem colocada a questão do momento, do quando.

    Um dos pontos da ordem do dia é discussão e votação de “suspensão ou expulsão de Israel”. Na mesma ordem do dia lê-se “Atualização sobre Israel e Palestina”.


    http://redecastorphoto.blogspot.pt/2015/05/nyt-imperial-cada-membro-da-fifa-so-tem.html

    http://redecastorphoto.blogspot.pt/2015/05/dias-antes-da-votacao-para-expulsar.html

    EXP001

    ResponderEliminar
  4. Estamos perante um caso de corrupção com uma longa barba,conhecido de mundo, e em especial pelos EUA. Concordo com o Fernando.

    E vamos estar atentos a mais acções.

    A 15 de Julho de 2014, os presidentes de Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul assinaram um acordo, oficializando a criação Banco do BRICS, que pretende ser alternativa aos Banco Mundial e ao Fundo Monetário Internacional.

    Grécia está mais perto de aderir ao banco dos BRICS (http://www.infogrecia.net/2015/05/grecia-mais-perto-de-aderir-ao-banco-dos-brics/)

    Ainda a procissão vai no adro.

    ResponderEliminar
  5. Falo por baixo.Desde pequeno brincando de pelada nas ruas.Nunca imaginaria que pudesse existir tanta vergonha nesta mafia do futebol.Hoje cresci e comprrendo tudo.A inocencia acabou.

    ResponderEliminar