quinta-feira, 31 de março de 2016

Portugal ameaçado pelo Daesh

.












Como escrito há uma semana atrás neste blogue, Portugal poderá ser um dos próximos alvos do Daesh:




Hoje sabe-se que o auto-proclamado Estado Islâmico, há dois dias, num dos seus habituais canais de propaganda ameaça directamente Portugal. Na mensagem pode ler-se: "Hoje Bruxelas e o seu aeroporto e amanhã pode ser Portugal e a Hungria". A mensagem é considerada válida.


O próximo objectivo do Daesh é mostrar que nenhuma capital está a "salvo" inclusive os países periféricos, como è o caso de Portugal.




Há um mês, um militante francês do Estado Islâmico protagonizou o último vídeo publicado pela organização ameaçando novamente o Ocidente com novos e violentos ataques.


O homem, que durante o vídeo é filmado a executar um homem acusado de ser espião a tiro, aparece com a cara quase totalmente tapada, deixando apenas parte do cabelo loiro à vista. Durante a gravação, o jihadista diz que fala directamente para os inimigos do ‘daesh’ e que estes podem esperar um ataque tão violento “que os vão fazer esquecer o 11 de setembro”.


No entanto, o francês centra os avisos na Península Ibérica, referindo-se à recuperação de Al-Andalus (nome pelo qual era designada a Península Ibérica durante os séculos de hegemonia muçulmana): “A Península Ibérica jamais será esquecida (…) Al-Andalus tem paciência. Não eras espanhola nem portuguesa, mas sim muçulmana”.

Oh querida Al-Andalus! Pensaste que te tínhamos esquecido. Juro por Deus que jamais o fizemos. Nenhum muçulmano pode esquecer Córdova, Toledo e Xátiva (Valência). Há muitos muçulmanos sinceros e fiéis que juram recuperar Al-Andalus”, diz o militante durante o vídeo.

No final do discurso, faz-se uma promessa: “Juro que pagareis um preço muito alto e que o vosso final será muito doloroso. Se Deus quiser, recuperaremos Al-Andalus.”


As imagens, que terão sido filmadas no norte do Iraque, mostram ainda quatro outros militantes a executar cinco homens que falam em árabe.








.



Sem comentários:

Enviar um comentário